sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Três Igrejas na Rússia são incendiadas


Três igrejas foram incendiadas na república de Carachai-Circássia nas primeiras horas de 1 de novembro de 2010. Uma igreja foi quase completamente destruída, mas todas as três construções foram salvas pela intervenção imediata dos membros da igreja que, depois de alertar a brigada de incêndio, eles mesmo começaram a lutar contra as chamas. Ninguém se feriu nos ataques.

Os fogos foram descritos por um líder ancião da igreja como “provocação bem orquestrada”. Ele acrescentou que “a intenção é desabilitar a harmonia inter-religiosa, mas não conseguiram”.

A república de Carachai-Circássia, que tem uma minoria cristã de tamanho considerável, está localizada na Rússia principalmente na região muçulmana no Norte de Cáucaso, onde islamitas lutam para estabelecer um estado separado regido pela sharia (lei islâmica).

PEDIDOS DE ORAÇÃO

- Ore pelas igrejas que foram incendiadas, para que continuem a reunirem-se juntos, adorar ao Senhor e que encontrem os fundos necessários para reparar o dano causado pelo fogo.
- Ore pela estabilidade desta região, ore para que as tentativas de dano da harmonia inter-religiosa em estabelecer a sharia na área não sucedam e que os cristãos permaneçam fortes em sua fé nestes tempos de dificuldade.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Missão Portas Abertas - www.portasabertas.org.br
www.portasabertas.org.br
 

A Igreja na Rússia

Catedral de São Basílio - Rússia
 
Com uma área total de 17 milhões de quilômetros quadrados, equivalente a duas vezes o tamanho do Brasil, a Rússia é a maior nação do planeta. Os Montes Urais dividem o país em duas grandes regiões: a Rússia Européia a oeste e a Rússia Asiática a leste. O território russo caracteriza-se pela presença de grandes planícies e pequenas elevações a oeste dos Urais, vastas florestas de coníferas e extensões de tundra na Sibéria, e uma região montanhosa ao longo das fronteiras ao sul do país.

A maioria dos 147 milhões de habitantes está concentrada nas cidades a oeste dos Montes Urais, ou seja, na parte européia. Aproximadamente 76% da população vive em áreas urbanas e 18% dos russos possuem idade inferior a 15 anos. Por uma série de razões, a população russa está diminuindo. A principal causa parece ser a difícil situação econômica que atinge as famílias russas, tornando-as menos capacitadas a cooperar com o crescimento demográfico. Etnicamente, a maioria da população é russa, mas há minorias de tártaros, ucranianos, chuvaches, bielo-russos e moldávios.

A baixa renda da população é um dos problemas do país. Embora o potencial de riqueza da Rússia seja enorme, o comunismo devastou a nação e destruiu a economia, resultando na atual renda per capita de apenas US$ 2.600 anuais. A Rússia, no entanto, é uma nação privilegiada em termos de recursos, pois apresenta um baixo índice de analfabetismo (0,6%) e conta com um bom sistema educacional, além, é claro, dos abundantes recursos naturais presentes no país.

O atual governo é uma república federativa baseada na lei civil. Há liberdade política e o pluripartidarismo é permitido. Desde que se tornou uma nação no século VIII, a Rússia passou por vários governos totalitários e tirânicos. A revolução comunista, em 1922, possibilitou que o país dominasse a antiga URSS até seu colapso em 1990, quando uma democracia multipartidária foi estabelecida na Rússia.

Por quase 70 anos, o Partido Comunista tentou eliminar todas as filiações religiosas da nação sob a alegada necessidade de erradicar a superstição do país. Com a derrocada comunista, a religião emergiu novamente em todo o território russo. Muitos cristãos que viviam em sigilo se tornaram pregadores públicos e forças evangelizadoras tomaram o país. Enquanto mais da metade da população professa alguma tradição cristã, os não religiosos e ateus abrangem 30% dos russos e cerca de 7% são muçulmanos. Estes últimos se concentram principalmente nas fronteiras com países da Ásia Central.

DADOS GERAIS

Capital - Moscou
População - 147 milhões (76% urbana)
Área - 17.075.400 km2
Localização - Leste da Europa e norte da Ásia
Idiomas - Russo, ucraniano e tártaro
Religião - Cristianismo 57%, sem afiliação religiosa 30%, islamismo 7%
População Cristã - 84 milhões, fatia da população em crescimento acelerado
Perseguição - Isolada, estável
Restrições - Moderadas
No século XXI - A perseguição entre as denominações poderá limitar o crescimento das igrejas católica e protestante.

A IGREJA

É provável que os primeiros cristãos presentes no atual território russo tenham sido armênios. De acordo com a tradição eclesiástica, eles foram convertidos por Tadeu, o apóstolo, alguns dias após Pentecostes. Hoje, 84 milhões de russos professam o cristianismo, embora 20% deles não sejam praticantes (este número de não praticantes tem crescido anualmente e estimativas indicam que pode atingir 50% dos "cristãos" em 2050). A grande maioria dos cristãos russos pertence à Igreja Ortodoxa, enquanto 1,5 milhão praticam o catolicismo e outros 1,5 milhão de cristãos professam o protestantismo. Católicos e protestantes, no entanto, têm crescido em um ritmo bem superior ao dos ortodoxos.

A PERSEGUIÇÃO

A igreja russa experimentou uma das mais severas e duradouras perseguições da história moderna, com milhões de mártires e grande parte da infra-estrutura das igrejas completamente destruída. Hoje em dia, ainda há o risco de uma nova perseguição, na medida em que o governo e os líderes ortodoxos reagem ao descontrolado e desorganizado fluxo de novos ministérios e organizações cristãs que entraram no país na última década. Outro fator inquietante são os conflitos políticos internos pelos quais o próprio governo tem passado. Ainda existe uma abertura limitada para uma significativa ação da igreja – algo que o mundo jamais havia visto na Rússia –, mas é difícil saber quanto tempo esta janela de oportunidade permanecerá aberta. Da mesma forma, o próprio futuro da Rússia é imprevisível. A paz e a liberdade religiosa estão em perigo principalmente nas seguintes repúblicas: Chechênia, Daguestão, Tartária e Inguchétia.

Anya Hrykin é uma garota batista de 13 anos que durante 3 meses permaneceu nas mãos de rebeldes chechenos na cidade de Groszny, na Chechênia. Em outubro de 1999, Anya fugiu do território checheno e encontrou um abrigo seguro em uma casa no sul da Rússia. Alguns dias depois, ela voltou em busca de sua mãe, mas, além de não a encontrar, foi feita prisioneira por um grupo de rebeldes chechenos. Anya foi torturada e estuprada pelos seqüestradores muçulmanos até que conseguiu escapar e fugir para a república da Ossétia do Norte em dezembro de 1999. Os raptores de Anya também obrigaram a frágil e indefesa garota a recitar o credo muçulmano e a converter-se ao islamismo. Após passar algum tempo hospitalizada, Anya foi alojada em segurança em uma casa próxima à cidade de Krasnodar, juntamente com outros membros da Igreja Batista de Groszny.

Alguns meses antes da tragédia de Anya, os rebeldes haviam decapitado o pastor da Igreja Batista de Groszny, assim como seu assistente.

O FUTURO

Na metade deste século, é provável que a igreja russa tenha o mesmo número de membros que possui hoje, mas a composição deverá ser bem diferente. Tanto protestantes como católicos alcançarão números significativos e, embora a igreja ortodoxa ainda permaneça na liderança, o número de cristãos ortodoxos diminuirá consideravelmente.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

1. A igreja russa usufrui de ampla liberdade. Embora novas leis tenham aumentado as restrições sobre a igreja, os cristãos ainda têm uma enorme oportunidade de compartilhar sua fé. Ore para que as igrejas façam sábio uso dessa liberdade.

2. A igreja russa sofre com a grande rivalidade entre ortodoxos, católicos e protestantes. Ore pedindo que se desenvolva um ministério de reconciliação e cooperação mútua entre estas tradições.

3. A pobreza da nação aflige os cristãos russos. As viagens, a evangelização e a implantação de igrejas podem ser atividades de difícil realização para os pastores locais. Além disso, há falta de Bíblias e de materiais para a evangelização. Ore para que a igreja em todo o mundo continue a suprir a igreja russa com os recursos de que ele necessita.

4. Algumas repúblicas russas necessitam particularmente de nossas orações. Repúblicas como Chechênia, Daguestão, Tartária e Inguchétia vivem momentos de grande sofrimento devido aos conflitos religiosos locais, às guerras civis e aos movimentos separatistas. Ore para que a igreja seja capaz de servir aos habitantes dessas repúblicas com compaixão e com ações de restauração e reconciliação dos oprimidos.

* Este país não se enquadra entre os
50 mais intolerantes ao Cristianismo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Missão Portas Abertas - www.portasabertas.org.br
www.portasabertas.org.br