sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A Igreja na Rússia

Catedral de São Basílio - Rússia
 
Com uma área total de 17 milhões de quilômetros quadrados, equivalente a duas vezes o tamanho do Brasil, a Rússia é a maior nação do planeta. Os Montes Urais dividem o país em duas grandes regiões: a Rússia Européia a oeste e a Rússia Asiática a leste. O território russo caracteriza-se pela presença de grandes planícies e pequenas elevações a oeste dos Urais, vastas florestas de coníferas e extensões de tundra na Sibéria, e uma região montanhosa ao longo das fronteiras ao sul do país.

A maioria dos 147 milhões de habitantes está concentrada nas cidades a oeste dos Montes Urais, ou seja, na parte européia. Aproximadamente 76% da população vive em áreas urbanas e 18% dos russos possuem idade inferior a 15 anos. Por uma série de razões, a população russa está diminuindo. A principal causa parece ser a difícil situação econômica que atinge as famílias russas, tornando-as menos capacitadas a cooperar com o crescimento demográfico. Etnicamente, a maioria da população é russa, mas há minorias de tártaros, ucranianos, chuvaches, bielo-russos e moldávios.

A baixa renda da população é um dos problemas do país. Embora o potencial de riqueza da Rússia seja enorme, o comunismo devastou a nação e destruiu a economia, resultando na atual renda per capita de apenas US$ 2.600 anuais. A Rússia, no entanto, é uma nação privilegiada em termos de recursos, pois apresenta um baixo índice de analfabetismo (0,6%) e conta com um bom sistema educacional, além, é claro, dos abundantes recursos naturais presentes no país.

O atual governo é uma república federativa baseada na lei civil. Há liberdade política e o pluripartidarismo é permitido. Desde que se tornou uma nação no século VIII, a Rússia passou por vários governos totalitários e tirânicos. A revolução comunista, em 1922, possibilitou que o país dominasse a antiga URSS até seu colapso em 1990, quando uma democracia multipartidária foi estabelecida na Rússia.

Por quase 70 anos, o Partido Comunista tentou eliminar todas as filiações religiosas da nação sob a alegada necessidade de erradicar a superstição do país. Com a derrocada comunista, a religião emergiu novamente em todo o território russo. Muitos cristãos que viviam em sigilo se tornaram pregadores públicos e forças evangelizadoras tomaram o país. Enquanto mais da metade da população professa alguma tradição cristã, os não religiosos e ateus abrangem 30% dos russos e cerca de 7% são muçulmanos. Estes últimos se concentram principalmente nas fronteiras com países da Ásia Central.

DADOS GERAIS

Capital - Moscou
População - 147 milhões (76% urbana)
Área - 17.075.400 km2
Localização - Leste da Europa e norte da Ásia
Idiomas - Russo, ucraniano e tártaro
Religião - Cristianismo 57%, sem afiliação religiosa 30%, islamismo 7%
População Cristã - 84 milhões, fatia da população em crescimento acelerado
Perseguição - Isolada, estável
Restrições - Moderadas
No século XXI - A perseguição entre as denominações poderá limitar o crescimento das igrejas católica e protestante.

A IGREJA

É provável que os primeiros cristãos presentes no atual território russo tenham sido armênios. De acordo com a tradição eclesiástica, eles foram convertidos por Tadeu, o apóstolo, alguns dias após Pentecostes. Hoje, 84 milhões de russos professam o cristianismo, embora 20% deles não sejam praticantes (este número de não praticantes tem crescido anualmente e estimativas indicam que pode atingir 50% dos "cristãos" em 2050). A grande maioria dos cristãos russos pertence à Igreja Ortodoxa, enquanto 1,5 milhão praticam o catolicismo e outros 1,5 milhão de cristãos professam o protestantismo. Católicos e protestantes, no entanto, têm crescido em um ritmo bem superior ao dos ortodoxos.

A PERSEGUIÇÃO

A igreja russa experimentou uma das mais severas e duradouras perseguições da história moderna, com milhões de mártires e grande parte da infra-estrutura das igrejas completamente destruída. Hoje em dia, ainda há o risco de uma nova perseguição, na medida em que o governo e os líderes ortodoxos reagem ao descontrolado e desorganizado fluxo de novos ministérios e organizações cristãs que entraram no país na última década. Outro fator inquietante são os conflitos políticos internos pelos quais o próprio governo tem passado. Ainda existe uma abertura limitada para uma significativa ação da igreja – algo que o mundo jamais havia visto na Rússia –, mas é difícil saber quanto tempo esta janela de oportunidade permanecerá aberta. Da mesma forma, o próprio futuro da Rússia é imprevisível. A paz e a liberdade religiosa estão em perigo principalmente nas seguintes repúblicas: Chechênia, Daguestão, Tartária e Inguchétia.

Anya Hrykin é uma garota batista de 13 anos que durante 3 meses permaneceu nas mãos de rebeldes chechenos na cidade de Groszny, na Chechênia. Em outubro de 1999, Anya fugiu do território checheno e encontrou um abrigo seguro em uma casa no sul da Rússia. Alguns dias depois, ela voltou em busca de sua mãe, mas, além de não a encontrar, foi feita prisioneira por um grupo de rebeldes chechenos. Anya foi torturada e estuprada pelos seqüestradores muçulmanos até que conseguiu escapar e fugir para a república da Ossétia do Norte em dezembro de 1999. Os raptores de Anya também obrigaram a frágil e indefesa garota a recitar o credo muçulmano e a converter-se ao islamismo. Após passar algum tempo hospitalizada, Anya foi alojada em segurança em uma casa próxima à cidade de Krasnodar, juntamente com outros membros da Igreja Batista de Groszny.

Alguns meses antes da tragédia de Anya, os rebeldes haviam decapitado o pastor da Igreja Batista de Groszny, assim como seu assistente.

O FUTURO

Na metade deste século, é provável que a igreja russa tenha o mesmo número de membros que possui hoje, mas a composição deverá ser bem diferente. Tanto protestantes como católicos alcançarão números significativos e, embora a igreja ortodoxa ainda permaneça na liderança, o número de cristãos ortodoxos diminuirá consideravelmente.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

1. A igreja russa usufrui de ampla liberdade. Embora novas leis tenham aumentado as restrições sobre a igreja, os cristãos ainda têm uma enorme oportunidade de compartilhar sua fé. Ore para que as igrejas façam sábio uso dessa liberdade.

2. A igreja russa sofre com a grande rivalidade entre ortodoxos, católicos e protestantes. Ore pedindo que se desenvolva um ministério de reconciliação e cooperação mútua entre estas tradições.

3. A pobreza da nação aflige os cristãos russos. As viagens, a evangelização e a implantação de igrejas podem ser atividades de difícil realização para os pastores locais. Além disso, há falta de Bíblias e de materiais para a evangelização. Ore para que a igreja em todo o mundo continue a suprir a igreja russa com os recursos de que ele necessita.

4. Algumas repúblicas russas necessitam particularmente de nossas orações. Repúblicas como Chechênia, Daguestão, Tartária e Inguchétia vivem momentos de grande sofrimento devido aos conflitos religiosos locais, às guerras civis e aos movimentos separatistas. Ore para que a igreja seja capaz de servir aos habitantes dessas repúblicas com compaixão e com ações de restauração e reconciliação dos oprimidos.

* Este país não se enquadra entre os
50 mais intolerantes ao Cristianismo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Missão Portas Abertas - www.portasabertas.org.br
www.portasabertas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário