segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Classificação de Países por Perseguição #1


Veja como é formada:

O QUE É A CLASSIFICAÇÃO DE PAÍSES POR PERSEGUIÇÃO


É uma lista na qual os países são classificados segundo o grau de intolerância para com o cristianismo. Seu objetivo é informar a reação dos países ao evangelho e acompanhar aqueles em que a perseguição está se tornando mais intensa. O contato direto com as igrejas locais no mundo todo é nossa fonte mais importante de informações. Com essa rede internacional de informantes, publicamos uma atualização da lista periodicamente. O procedimento é executado desde 1993. Desde janeiro de 2003 é atualizada uma vez ao ano.

O MOTIVO PARA CRIAR A CLASSIFICAÇÃO


A Portas Abertas precisava de algum tipo de padrão para comparar a situação da Igreja em vários países. Por exemplo, como comparar a China com a Arábia Saudita? Claro que esse padrão tem de ser o mais objetivo possível. A Classificação tornou possível distinguir entre situações e delinear prioridades para o trabalho ministerial. Esse é o valor fundamental do levantamento: uma forma de determinar onde a necessidade é mais urgente.

O critério de seleção é o resultado de um questionário específico, desenvolvido com perguntas padronizadas sobre:
  • a situação legal dos cristãos no país;
  • a atitude do regime político em relação à comunidade cristã;
  • a liberdade da Igreja para organizar eventos;
  • o papel da Igreja na sociedade;
  • o tratamento de cristãos considerados individualmente; e outros fatores limitadores da vida de igrejas e cristãos.
As respostas a essas questões oferecem um bom vislumbre sobre a falta de liberdade de opção religiosa e prática da fé. Há 50 questões desse tipo para serem respondidas. São perguntas de múltipla escolha, e a cada resposta é atribuída uma avaliação em pontos. Quanto mais pontos um país recebe como "nota", pior a situação.

FONTE DAS INFORMAÇÕES


As igrejas locais nos países onde há perseguição são nossa fonte mais importante de informações. Nossas bases de programa informam sobre os países em que trabalham. Especialistas em várias áreas de conhecimento nesses países.

Viajantes retornando do lugar são convidados a colaborar com suas impressões sobre a situação atual do país. Equipes da Portas Abertas levam o questionário em suas viagens e pedem a diversos contatos que o preencham.

Fonte: Missão Portas Abertas - www.portasabertas.org.br
www.portasabertas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário