terça-feira, 16 de novembro de 2010

Janela Potiguar

Janela Potiguar - Também conhecida como “Janela Doméstica” ou “Uma janela aberta em nossa casa”.


O Brasil é um dos países mais evangelizados do mundo, e é considerada a maior nação pentecostal. Entretanto, há casos que desvirtuam o otimismo gerado pelos brasileiros. Trata-se da atual situação evangelística do estado Rio Grande do Norte que possui apenas 5,9% de seus habitantes reconhecendo a Jesus Cristo, o Nazareno, como Salvador. Além disso, a análise do percentual de habitantes e condição de sobrevivência faz-se chegar à conclusão de que esse estado não é muito diferente de algumas localidades na Janela 10/40.


Assim, entre os 222 municípios brasileiros menos evangelizados, 15% estão na “Janela Potiguar”. Um número equivalente a 31 municípios com menos de 1% de Cristãos evangélicos (IBGE/CPR-RN). A saber:

· Água Nova
· Caiçara do Norte
· Carnauba dos Dantas
· Carnaubais
· Cerro Cora
· Cruzeta
· Equador
· Fernando Pedrosa
· Francisco Dantas
· Ipueira
· Jardim de Piranhas
· Jardim do Seridó
· Jucurutu
· Lagoa de Pedras
· Lagoa Salgada
· Major Sales
· Messias Targino
· Monte das Gameleiras
· Parau
· Parazinho
· Porto do Mangue
· Presidente Juscelino
· Rafael Fernandes
· Riacho da Cruz
· Rodolfo Fernandes
· Ruy Barbosa
· Santa Maria
· Santana do Matos
· Santana do Seridó
· São Bento do Trairi
· São José do Serido


Mais de 2,1 milhões de potiguares praticam um “Cristianismo” dotado com “Paganismo”. São adoradores de Galo, Padres, Santos, Pedras e outros seres inanimados. Prática não muito diferente dos hinduístas na Janela 10/40 e 35/45 (IBGE).

81.827 norte-rio-grandenses declaram não fazer parte de nenhuma religião. Um número bem próximo da quantidade total dos evangélicos no estado.

46% dos potiguares são “Indigentes, 1,3 milhão de pessoas vivem em estado de privação alimentar (sem seca!) ou no linear da sobrevivência biológica (IDEC/IPEA). Excluindo Natal, ou seja, considerando-se apenas o interior do estado, esse índice atinge 52%, em média (IDEC/1997).

74,8% dos potiguares residem em domicílios com esgoto inadequado.

De cada 1000 (Mil) crianças que nascem vivas, 88 (oitenta e oito) morrem antes de completar um ano (IDEC-1995).

7,79% dos norte-rio-grandenses vivem em estado de miséria com uma renda mensal inferior a R$ 80,00(Oitenta reais). Se a distribuição de renda do Brasil é uma das piores do Planeta, a do Rio Grande do Norte está entre as piores do território nacional (IDEC/1997).

Quando em nossas igrejas realizamos culto de missões, só conseguimos lembrar-se da miséria da África, da idolatria da Índia, do radicalismo do Islamismo e do materialismo dos países ricos. Porém vamos parar um pouco e pensar na nossa casa (Brasil, Rio Grande do Norte). Precisamos trabalhar intensamente nossa região nordeste, como também nosso estado, da mesma forma que enfatizamos a Janela 10/40 e 45/35. Pois só conseguiremos ganhar o mundo quando ganharmos também a “Janela Doméstica” para Cristo!

RELIGIÃO DO RIO GRANDE DO NORTE




CIDADE EM DESTAQUE: VENHA-VER




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fontes: http://missoesrn.zip.net e http://www.upanemaparacristo.com/Missoes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário